Por meio de uma parceria de mais de 10 anos entre a CERQUAL e a Fundação Vanzolini, mais de 7.000 residências já foram certificadas no Brasil.
Desde 2025, a versão 2024 do AQUA-HQE fortaleceu e facilitou a implementação prática dos 4 compromissos fundamentais dos padrões HQE, que se aplicam a todas as fases de um projeto de construção, reforma e operação:Qualidade de vida ;
- Respeito ao meio ambiente
- Desempenho econômico;
- Gestão e governança.
Quais são os 5 novos documentos na versão 2024 do padrão AQUA-HQE?
Criado em 2010, o padrão AQUA-HQE no Brasil passou por várias melhorias, refletindo avanços significativos em sustentabilidade que tiveram um impacto particularmente forte no setor de construção residencial do país.
Em comparação com a versão de 2021, a nova versão do AQUA-HQE inclui 40% de alterações destinadas a atender aos desafios das mudanças climáticas.
Ela também inclui 5 novos documentos com funções e objetivos claramente definidos:
- As regras de certificação para edifícios residenciais fornecem uma estrutura geral, requisitos e condições para a certificação AQUA-HQE para projetos de construção, renovação e operação.
- O documento de gerenciamento e governança de projetos esclarece os requisitos relacionados à governança e ao gerenciamento de projetos residenciais na fase de construção, de acordo com a Estrutura de Alto Nível dos padrões do sistema de gerenciamento ISO.
- Os requisitos de relacionamento com o cliente para edifícios residenciais em construção são um lembrete das boas práticas de gerenciamento do relacionamento com o cliente durante obras e reformas. Eles se concentram na clareza, na precisão e no gerenciamento de expectativas.
- A estrutura de avaliação de desempenho para edifícios residenciais em construção ou reforma fornece uma estrutura de referência para os parâmetros usados para avaliar o desempenho ambiental e técnico dos projetos.
- O benchmark para avaliar o desempenho de edifícios residenciais em operação define os critérios e indicadores de desempenho para edifícios em fase operacional.
A versão AQUA-HQE 2024 é a primeira norma de certificação a manter os requisitos da certificação HQE original e, ao mesmo tempo, incorporar as características locais específicas do contexto brasileiro na forma de mais de 70 “notas brasileiras”.
Dessa forma, a versão 2024 do AQUA-HQE atende às novas expectativas do mercado em relação a edifícios mais inteligentes e resistentes.
Quais são os benefícios da versão 2024 do padrão AQUA-HQE?
A versão AQUA-HQE 2024 da norma brasileira de desempenho de edifícios residenciais visa a:
- Melhorar a eficiência dos projetos por meio de soluções arquitetônicas passivas;
- Incorporar as normas brasileiras de eficiência energética;
- Otimizar a metodologia em relação ao conforto higrotérmico, em um contexto brasileiro em que os edifícios raramente são equipados com ar condicionado;
- Levar em conta os novos requisitos relacionados à análise do ciclo de vida do carbono, edifícios inteligentes, biodiversidade e resiliência.
- Reduzir os custos operacionais e o impacto ambiental dos projetos;
- Melhorar a satisfação dos ocupantes;
- Aumentar o valor dos ativos imobiliários;
- Melhorar a imagem da marca das incorporadoras e construtoras.
Felipe Coelho, gerente técnico da Fundação Vanzolini para a certificação AQUA-HQE, comenta: “Esta nova versão do AQUA-HQE incorpora as mais recentes regulamentações brasileiras sobre energia e conforto. Ela inclui novos temas importantes, como o ciclo de carbono, a análise do ciclo de vida do edifício, a biodiversidade e a resiliência. É uma versão modernizada, melhor adaptada às realidades locais e aos desafios ambientais atuais”.